patinete dobrável vira bike elétrica em segundos
Um patinete elétrico capaz de rapidamente se transformar em uma mini bicicleta elétrica é a aposta dos designers Bhavya Upadhyay e Devam Jangra para a micromobilidade urbana. Ainda conceito, o modelo Beam Kick Scooter é compacto, versátil e elegante.
Com a previsão de que 68% da população mundial será urbana até 2050, segundo o Relatório Mundial das Cidades 2022, publicado pelo ONU-Habitat, é certo que a já caótica situação da mobilidade tende a se agravar. Além do incentivo ao desenvolvimento do transporte público, pequenas soluções de deslocamento surgiram no mercado nos últimos anos: a ascensão dos monociclos e patinetes elétricos são exemplos deste movimento.
Diferentemente dos patinetes infantis, os novos patinetes possuem recursos adaptáveis para as cidades. No caso do patinete Beam, sua principal característica é mudar conforme a necessidade de quem conduz o veículo. O modelo pode tanto ser usado com o piloto em pé, como um patinete, como também sentado – assemelhando-se assim à experiência de uma scooter elétrica padrão ou de bicicleta. O assento pode ser especialmente útil em viagens mais longas, proporcionando conforto e estabilidade no veículo.
O patinete também é dobrável, o que significa que pode ser facilmente transportado na traseira do carro ou no transporte público, interligando o trajeto entre modais. Um modelo como esse sendo usado para ir trabalhar, por exemplo, também não terá problemas com estacionamento, uma vez que é compacto e pode ser guardado até embaixo da mesa do escritório.
Os recursos de segurança adicionais incluem iluminação embutida, para auxiliar na visibilidade, câmera, um kit de ferramentas e um kit de primeiros socorros. Também uma tela no meio exibe detalhes de navegação com dados em tempo real da velocidade, nível de bateria, modo de direção e status dos faróis. A ideia dos designers é que ainda o patinete seja equipado com uma bateria removível.
O modelo futurista, por enquanto, é somente um conceito, mas as ideias não só podem sair do papel como podem inspirar o desenvolvimento de futuros patinetes elétricos.
Publicar comentário