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O novo kit de energia da EcoFlow é uma solução de energia mais silenciosa e poderosa para campistas e trailers

Acampar não é mais o que costumava ser. Você pode querer desconectar e desaparecer na floresta com uma barraca. Mas você não pode. E todos esses dispositivos requerem energia.

O Kit de energia EcoFlow é uma solução para os RVers manterem os gadgets vivos enquanto estão fora da rede, e é uma solução que uso há anos. Agora está disponível uma nova geração do Power Kit, com maior produção de energia e alguma tecnologia mais inteligente.

Instalei o novo Power Kit 2 em meu trailer de carga convertido, substituindo o Kit de energia de primeira geração que uso há cerca de dois anos. Existem muitas semelhanças, mas algumas diferenças importantes. Por um lado, o EcoFlow elogia o quão silencioso é este novo modelo, e isso foi confirmado em meus testes. Ele também vem com a capacidade de adicionar muito mais capacidade de bateria – até 45 quilowatts-hora, o que equivale a mais de três Tesla Powerwalls.

Aqui está uma olhada no que está na nova configuração e o que você deve esperar.

O que vem com o EcoFlow Power Kit

O Power Kit não é apenas um dispositivo ao qual você conecta coisas, como as estações de energia portáteis padrão do EcoFlow. Ele contém vários dispositivos diferentes que você conecta em seu trailer ou em sua casa, cada um dos quais serve como um componente-chave no sistema de energia geral.

O Power Hub é o ponto focal. Ele contém um inversor, carregador de bateria, controladores de carga solar e um conversor abaixador DC para DC para recarregar a bateria. O inversor é capaz de produzir 5.000 volts-amperes de energia de sua saída CA principal, com uma potência de pico de 10.000 volt-amperes. Ele usa o Power Dock para conectar-se às baterias. O Power Dock possui portas para conectar até três baterias, que podem ser baterias de 2 kWh ou 5 kWh, que são componentes principais do Power Kit, ou certas baterias de estações de energia portáteis EcoFlow.

Essas baterias do Power Kit vêm em tamanhos de 2 kWh ou 5 kWh, cada uma com garantia de cinco anos. As baterias menores pesam pouco menos de 40 quilos, enquanto as maiores pesam quase 90 quilos. As baterias são feitas com fosfato de ferro-lítio, que é menos propenso a pegar fogo devido a um processo chamado fuga térmica.

Um painel de distribuição inteligente com 16 circuitos CC com fusíveis e 12 circuitos CA permite uma variedade de opções ao conectar diferentes cargas ao Power Kit. E os dispositivos de monitoramento, incluindo várias telas, permitem que você fique de olho nas coisas, mesmo na cabine.

O novo Power Kit com uma bateria de 5 kWh custa entre US$ 8.098 e US$ 8.946, dependendo do tipo de kit (e tipo de veículo) em que está sendo instalado. Baterias adicionais de 2 kWh custam US$ 1.749 cada e baterias extras de 5 kWh custam US$ 4.599.

Uma caixa cinza com vários plugues.

A mais nova geração do EcoFlow Power Kit facilita a conexão do sistema do seu trailer a uma variedade de baterias e métodos de carregamento, incluindo energia solar e o alternador do seu RV.

Chris Wedel/CNET

O que há de diferente no novo Power Kit

Instalei o novo Power Kit no lugar da versão de primeira geração que tinha em meu trailer de carga.

O novo sistema requer todo o novo hardware de montagem e alguns cabos novos em comparação com o seu antecessor. Portanto, se você já possui o primeiro modelo, precisará, no mínimo, de novos cabos fotovoltaicos. Além da mudança no hardware de montagem, trocar o Power Hub antigo pelo novo foi simples, pois o espaço necessário para cada um é o mesmo. O maior problema na troca de hardware foi o painel de distribuição inteligente.

Captura de tela de um aplicativo mostrando a geração solar e outros componentes de um sistema de bateria.

O aplicativo EcoFlow permite que você fique de olho no status do sistema do seu Power Kit, incluindo energia solar e capacidade da bateria.

Chris Wedel/CNET

O painel da geração anterior podia ser montado na parede, mas o novo modelo não foi projetado para ser montado na parede. Destina-se a ser embutido na parede através dos orifícios da moldura do painel. Meu trailer não permite esse método de instalação, então projetei e imprimi em 3D meus próprios suportes usando filamento PETG no Impressora FLSUN T1.

Outra grande diferença entre os painéis de distribuição dos dois sistemas são as chaves ou disjuntores. A primeira geração veio com disjuntores e fusíveis pré-instalados. O estilo dos interruptores também não era um disjuntor doméstico comum. Para o novo Power Kit, os fusíveis do lado CC ainda estão incluídos, mas não os disjuntores. No entanto, este sistema aceita disjuntores domésticos comuns, mas apenas alguns estilos listados no manual.

Outra novidade é o Power Dock. Este equipamento amplia os limites de capacidade da bateria do sistema adicionando portas adicionais para baterias, já que o Power Hub é limitado a três. Portanto, em vez de atingir o máximo de 15 kWh, pode ser expandido para até 45 kWh. Isso se soma ao aumento da saída CA de 3600VA para 5000VA.

Nos testes do sistema no meu trailer, houve algumas surpresas muito agradáveis. A primeira coisa que notei foi que as ventoinhas de resfriamento do Power Hub eram muito mais silenciosas e não funcionavam com tanta frequência como no modelo anterior. A outra foi que não tive problemas com o sistema desligando sob uma carga de saída pesada e sendo carregado pela energia da costa, como faria com o primeiro modelo.

Um painel elétrico com vários circuitos rotulados diferentes.

O EcoFlow Power Kit vem com um painel elétrico inteligente que permite conectar diversos circuitos às suas baterias.

Chris Wedel/CNET

Outras maneiras de alimentar um trailer ou uma casa

Há muitas maneiras de obter eletricidade em sua casa móvel, configuração de vanlife, cabine ou casa fora da rede, e elas não precisam ser complicadas. Uma configuração menor pode envolver uma estação de energia portátil, que pode vir com baterias extras para aumentar sua capacidade e energia, e painéis solares portáteis para ajudá-la a recarregar em trânsito. Você também pode conectar algumas estações de energia portáteis diretamente ao alternador do seu veículo, permitindo que ele carregue rapidamente fora do motor.

O método da velha escola é um gerador movido a combustível, como aquele que funciona com propano ou diesel. Esses geradores podem acumular muita energia e você não precisa se preocupar com coisas como manter a carga. Mas o combustível custa dinheiro e ocupa espaço, enquanto a energia solar é gratuita, por isso avalie cuidadosamente as suas opções e considere o custo a longo prazo da manutenção e do combustível.

A CNET testou muitas dessas opções, incluindo usinas de energia portáteis e painéis solares portáteis, para identificar quais são as melhores no que fazem.

Jon Reed da CNET contribuiu para este relatório.

Renato Lopes é um especialista em energia solar com mais de 10 anos de experiência na área. Apaixonado por sustentabilidade e tecnologia, Renato dedica sua carreira a promover o uso de fontes de energia renovável como solução para os desafios energéticos globais. Além de seu profundo conhecimento técnico, Renato é o fundador do blog Drive In TGS, uma plataforma onde compartilha insights, dicas práticas e informações atualizadas sobre o setor de energia solar. Seu objetivo é empoderar leitores com conteúdos claros e relevantes, ajudando tanto iniciantes quanto profissionais a entenderem melhor o universo das energias renováveis. Quando não está escrevendo ou pesquisando sobre energia solar, Renato está focado em inspirar pessoas a adotarem práticas sustentáveis, contribuindo para um futuro mais limpo e eficiente. Siga Renato em sua jornada por um mundo movido à energia solar, acessando o Drive In TGS.

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