Citroën EV compacto e leve equipado com kits solares – pv magazine International
La Croisière Verte é o nome de uma expedição de 13.500 km de norte a sul de África numa frota de quatro veículos Citroën AMI, cada um transportando 5.600 W de painéis fotovoltaicos leves em embalagens dobráveis.
Uma frota de quatro veículos Citroën AMI, classificados como quadriciclos elétricos, partirá em breve numa viagem denominada La Croisière Verte. É uma expedição de 13.500 km de norte a sul do continente africano para mostrar o potencial dos veículos elétricos compactos e leves. Cada um carregará 5.600 W de painéis solares que serão instalados ao longo do caminho para carregamento estático.
A La Croisière Verte foi fundada por Éric Vigouroux, um empresário francês e ex-piloto do Rally Dakkar, que agora está focado em viagens sustentáveis. Também na viagem está o engenheiro holandês Maarten van Pel, que recentemente completou uma viagem terrestre circunavegando a África em um Skoda elétrico 4×4, conforme relatado por revista pv.
A equipa partirá em outubro, cem anos depois das históricas expedições continentais africanas que também contaram com veículos Citroën. Viajará de Paris a Marselha e depois atravessará Marrocos, rumo ao sul: destino à Cidade do Cabo, na África do Sul. “Nossa ideia é que a aventura possa ser sustentável e divertida, mesmo com um veículo elétrico leve e compacto”, disse van Pel revista pv.
O plano é dirigir a uma velocidade média de 45 km/h, percorrendo 200 km por dia em dois turnos, um começando no início da manhã e outro começando no final da tarde com sessões de carregamento de bateria nos horários de pico de luz solar.
“A frota Citroen AMI será equipada com um painel solar no teto, mas o carregamento estático é a principal fonte de energia”, explicou van Pel. Cada Citroen AMI carregará 5.600 W de painéis solares em pacotes portáteis de vários painéis que se desdobram como racks de montagem.
“Todos os painéis combinados geram 22 kW de capacidade fotovoltaica”, disse van Pel. Eles são módulos ultrafinos leves e personalizados, feitos com tecnologia de contato traseiro interdigitado monocristalino da Maxeon, com sede em Cingapura. Eles foram desenvolvidos junto com o sistema fotovoltaico pelo fabricante holandês especializado em módulos fotovoltaicos Mito Solar.
Os racks são feitos de espuma PET revestida com fibra de vidro. O ângulo é ajustável para acomodar a posição do sol devido às mudanças sazonais e de latitude. “Partiremos no Outono e chegaremos no Verão aos países da África Austral”, observou van Pel.
Um simples MPPT usando equipamento pronto para uso é tudo o que era necessário para a funcionalidade do inversor. A eletrônica de carregamento da bateria de 48 V é típica de um sistema fotovoltaico muito pequeno que integra capacidade de tensão mais alta, de acordo com van Pel.
Os veículos Citroën AMI foram modificados para a viagem. Além do tejadilho solar fotovoltaico integrado, a bateria padrão de 6 kWh foi substituída por um conjunto maior de baterias para alargar a autonomia de 70 km para 250 km. Além disso, foram adicionadas motopolias para cada uma das rodas traseiras e o chassi foi duplicado em altura para maior distância ao solo.
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