A carregar agora

CES 2025: Solar sem complicações, o kit solar instantâneo da Zoltux poderia ser a resposta?

Adoramos a energia solar por ser limpa, economizar nas contas de energia elétrica e fornecer energia de reserva durante interrupções. A adoção da energia solar pode economizar dinheiro a longo prazo, mas pode demorar um pouco para atingir o equilíbrio devido às altas despesas iniciais, e é por isso que o Instant Solar Kit da Zoltux apresentado na CES 2025 como parte de um projeto Kickstarter nos deixou tão intrigados.

A empresa afirma que sua configuração solar pode ser instalada em apenas cinco minutos. O preço do Instant Solar Pod de 800 watts, que inclui montagens, painéis solares, inversor e fiação, é de apenas US$ 1.199, sem incluir o crédito fiscal solar de 30% (supondo que seja aplicável). De acordo com Zoltux, isso faz com que o período de retorno do investimento seja de 3 a 4 anos, em vez de mais de uma década que pode levar com a energia solar tradicional.

Varanda solar nos EUA

À primeira vista, a energia solar plug-and-play oferece uma maneira de obter energia solar sem um grande processo de instalação ou obstáculos regulatórios, embora haja ressalvas quanto a isso nos EUA. Essencialmente, em vez de instalar painéis solares permanentes no telhado, você instala “varanda solar”, um tipo de geração de energia solar popular na Alemanha e apoiada pelas concessionárias do país. Pense nisso como um meio caminho entre um painel solar portátil e um painel solar no telhado. Conectar um inversor a esta configuração permite alimentar a energia diretamente a um plugue CA para suportar seu uso.

sunpal-01

Na Alemanha, a varanda solar é mais comumente usada.

Zoltux

Isto é permitido na Alemanha e nos EUA, mas muitas vezes requer um acordo de interconexão e permissão para operar para qualquer coisa que forneça energia à rede. Para contornar isso, Zoltux está usando IA para garantir que não haja nenhum feedback na rede, o que, em teoria, significa que você não estaria sujeito a essas regulamentações. A empresa também está tentando integrar um sistema de energia residencial inteligente para que o inversor possa sincronizar com um termostato inteligente, Alexa e luzes e otimizar o uso de energia de sua casa.

Depois de instalar você mesmo os painéis solares, você pode conectá-los a uma tomada padrão dos EUA de 120 volts, que Zoltux afirma ser inerentemente bidirecional, o que significa que pode produzir e receber eletricidade. Afirma que o inversor também ultrapassa 120 volts e é compatível com UL 1741 SB, embora atualmente não seja certificado. Eles estão trabalhando para obtê-lo antes do lançamento do Kickstarter.

pod5.png

O pod solar vem com painéis, inversor e fiação.

Zoltux

Questões regulatórias e de segurança

Essa afirmação nos dá uma pausa. O carregamento bidirecional é um recurso disponível em alguns veículos elétricos e carregadores de veículos elétricos, mas as tomadas CA dos EUA não são compatíveis com o carregamento bidirecional por padrão. Um inversor precisa ser certificado pela UL 1741 SA (SB é um padrão um pouco mais recente), mas o cenário regulatório dos EUA não o alcançou, já que a UL não listará um produto que viole o Código Elétrico Nacional, que afirma que um circuito derivado é apenas para atender uma carga, enquanto um circuito de geração deve ser exclusivamente para geração.

De acordo com Carl Lenox da Bluesky, conectar um inversor a um circuito derivado significa encadear várias tomadas em série, então você acaba com carga e geração em um circuito, o que pode ser um problema de segurança legítimo. Uma falha na carga ou na fiação entre as duas fontes não teria proteção de disparo do disjuntor. O código de segurança elétrica alemão, por outro lado, exige que a energia solar da varanda esteja em um circuito dedicado, mas operar um novo circuito não se qualifica exatamente como plug-and-play.

janela sunpal

Por US$ 1.199, o kit solar é muitas vezes mais barato do que uma instalação solar no telhado.

Zoltux

Lançamento e disponibilidade

Deixando de lado os obstáculos regulatórios, a Zoltux diz que monta seus produtos nos EUA e não recebe nenhum material da China, o que a torna resistente a tarifas. A empresa pretende lançar nos EUA e no Canadá para começar e afirma que suporta entrada solar e de bateria em seu inversor e que lançará uma bateria solar, mas qualquer 48 volts é compatível.

Tal como acontece com todos os projetos do Kickstarter, se o crowdfunding falhar, é possível que o kit solar não veja a luz do dia. Mesmo que seja totalmente financiado, ainda não há garantia de que chegará ao mercado.

CES 2025: 20 novos produtos e ideias pelos quais estamos obcecados

Ver todas as fotos

Renato Lopes é um especialista em energia solar com mais de 10 anos de experiência na área. Apaixonado por sustentabilidade e tecnologia, Renato dedica sua carreira a promover o uso de fontes de energia renovável como solução para os desafios energéticos globais. Além de seu profundo conhecimento técnico, Renato é o fundador do blog Drive In TGS, uma plataforma onde compartilha insights, dicas práticas e informações atualizadas sobre o setor de energia solar. Seu objetivo é empoderar leitores com conteúdos claros e relevantes, ajudando tanto iniciantes quanto profissionais a entenderem melhor o universo das energias renováveis. Quando não está escrevendo ou pesquisando sobre energia solar, Renato está focado em inspirar pessoas a adotarem práticas sustentáveis, contribuindo para um futuro mais limpo e eficiente. Siga Renato em sua jornada por um mundo movido à energia solar, acessando o Drive In TGS.

Publicar comentário