Alemães recorrem a painéis solares de varanda para economizar dinheiro
Enquanto os flocos de neve pousavam suavemente nos painéis solares da sua varanda num dia frio de inverno, o berlinense Jens Sax verificava no seu smartphone quanta eletricidade estavam a gerar.
O valor agora era modesto, disse Sax, que admitiu ser viciado nas notificações telefónicas que acompanham a produção dos painéis, “mas poupámos 79 euros desde que os instalámos em Agosto”.
Mais de 800.000 desses kits foram instalados na Alemanha até ao final de 2024, mostram os dados oficiais – impulsionados por subsídios e pelo desejo de poupar num contexto de elevados custos de energia.
Isso foi mais que o dobro do número do ano anterior e 10 vezes o valor de 2022.
A EmpowerSource, uma consultoria, estima que três milhões de kits estejam em operação em todo o país, incluindo aqueles que não foram registrados oficialmente.
Os números de instalação são provavelmente subestimados, disse Leonhard Probst, pesquisador do Instituto Fraunhofer de Sistemas de Energia Solar, uma vez que os kits muitas vezes permanecem sem registro.
Mais barato do que os painéis fotovoltaicos para telhados e fácil de instalar – os painéis bastam ser ligados a tomadas elétricas – a energia solar para varandas está a decolar à medida que a Alemanha procura mudar para energias renováveis.
– Covid e guerra –
A maior economia da Europa pretende que 80% do consumo bruto de energia venha de energias renováveis até 2030, acima dos 59% em 2024. A energia solar forneceu 14,6% da electricidade da Alemanha no ano passado.
Muito menos potentes que os painéis de telhado, os kits solares para varanda cobrem apenas parte das necessidades energéticas de uma casa e são usados para tarefas como carregar computadores ou ligar máquinas de lavar louça.
Probst estima que os kits representam apenas cerca de dois por cento dos quase 100 gigawatts da capacidade solar total da Alemanha, mas espera que essa percentagem cresça e pensa que os kits poderiam impulsionar a energia solar de forma mais ampla.
“Há um efeito educacional, familiariza um número maior de pessoas com a energia solar e pode estimulá-las a investir em sistemas mais potentes”, disse ele.
Oliver Lang, baseado em Berlim e chefe da empresa de kits solares Sonnenrepublik, disse que a empresa cresceu nos últimos anos graças a
o
Pandemia de Covid-19 e a guerra na Ucrânia.
“No início era de nicho, havia muito pouca demanda quando começamos a vendê-los, há seis anos”, disse ele.
“Tudo começou durante a Covid, quando as pessoas tinham tempo disponível, depois começou a guerra na Ucrânia e houve o medo de escassez de eletricidade, e então surgiram os subsídios.”
– Subsídios governamentais –
As autoridades municipais de Frankfurt deram a Christoph Stadelmann, um professor de 60 anos, metade dos 650 euros (676 dólares) que ele pagou pelo seu kit no início do ano passado.
Stadelmann espera recuperar o dinheiro dentro de três anos.
“Painéis de telhado típicos, um sistema mais poderoso, custam cerca de 15 mil euros”, disse Lang, da Sonnenrepublik.
“Eles levarão 15 anos para pagar.”
Os preços da energia alemães estabilizaram após um pico em 2022, mas ainda estão entre os mais elevados da Europa.
As sondagens de opinião mostram que o custo de vida é uma das principais preocupações dos eleitores antes das eleições parlamentares de 23 de Fevereiro.
A economia de custos foi mais importante do que as preocupações ambientais na decisão da Sax de optar por painéis solares para varandas, disse ele.
As medidas governamentais apoiaram o boom. Os proprietários dos kits agora não precisam mais registrar os dispositivos, e as pessoas que moram em prédios de apartamentos podem usá-los sem a permissão do proprietário ou do gerente do prédio.
A regulamentação favorável é a principal razão para a inclinação da Alemanha para os painéis solares de varanda, com uma aceitação muito à frente de outros países europeus, disse Christian Ofenheusle, fundador da EmpowerSource.
Mirjam Sax, casada com Jens, disse que recomendaria painéis solares para varandas, apesar do clima às vezes cinzento na Alemanha.
“Se você tem varanda, se tem um pouco de sol, pode colocar um ou dois painéis para ver se vale a pena”, disse ela.
“É fácil e há um preço para cada orçamento.”
smk-lvb/fz/rlp/bc
Publicar comentário