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O gênio atemporal de um desenvolvedor de Atari dos anos 80 e sua obra -prima de salmão de natação

O sucesso de Williams com o APX o levou a criar vários jogos para o software Synapse, incluindo o amado Alley Cat e a obra -prima de fantasia incompreensível Necromanteantes de se mudar para o Amiga, onde ele criou o experimental Mente Walker e sua ambiciosa “simulação cultural” Cavaleiros do Cristalão.

NecromanteA criação posterior de Williams para o Atari 800, toca como um sonho de febre – você controla um druido lutando com aranhas enquanto cultiva árvores mágicas e luta contra um mago morto -vivo. Isso não faz absolutamente nenhum sentido com os padrões convencionais, mas é brilhante em seu mundialidade.

“Os primeiros jogos que eu fiz foram muito difíceis de explicar às pessoas e eles meio que compraram na fé”, disse Williams em uma entrevista de 1989 com Yaam (mais uma revista Amiga), sugerindo que essa abordagem não convencional começou cedo. Essa disposição de criar experiências profundamente pessoais, quase surreais, definiu o trabalho de Williams ao longo de sua carreira.

Um Atari 800 (o irmão mais velho do Atari 400) que Benj Edwards montou para jogar mula na casa de sua mãe em 2015, para fins de nostalgia.

Um Atari 800 que Benj Edwards criou para jogar MULA Na casa de sua mãe em 2015, para fins de nostalgia.


Crédito: Benj Edwards

Depois de uma breve passagem para jogos licenciados (como O pesadelo de Bart) Para o Super Nintendo em software esculpido, ele deixou a indústria inteiramente para perseguir seu chamado como pastor, participando do seminário em Chicago com sua esposa Martha, antes de recusar a saúde, forçou -o a se mudar para Rockport, Texas. Talvez refletindo sobre as escolhas que o levaram a esse caminho, Williams havia notado anos antes naquela entrevista de 1989: “Às vezes nesse setor, tendemos a esquecer que a vida é muito mais interessante que os computadores”.

Bill Williams morreu em 28 de maio de 1998, um dia antes de seu 38º aniversário. Ele morreu jovem, mas sobreviveu à previsão de seus médicos de que não chegaria aos 13 anos e criou obras culturais que resistiam ao teste do tempo. Como Sam, o salmão, Williams avançou incansavelmente – no seu caso, criando uma poderosa arte digital que era sua própria.

Em nossa era atual de gráficos fotorrealistas e experiências cinematográficas, Corrida de salmãoOs pixels em blocos podem parecer singulares. Mas seus temas centrais – persistência, beleza natural e fim de encontrar propósito contra longas probabilidades – permanecem tão relevantes como sempre. Todos nós enfrentamos ursos na vida – se eles vêm de adversidades naturais ou daqueles que podem procurar nos causar danos. A beleza do jogo de Williams está nos mostrando que, apesar de sua presença ameaçadora, ainda há uma recompensa esperando a montante para aqueles que desejam continuar nadando.

Se você quiser tentar Corrida de salmãovocê pode tocá -lo em seu navegador através de um Atari 800 emulado, hospedado no Internet Archive. Pressione F1 para iniciar o jogo.

Olá Meu nome é João Pereira, e sou apaixonado por tecnologia, mobilidade urbana e sustentabilidade. No meu blog, dedico-me a explorar o universo dos patinetes, um meio de transporte que está transformando a forma como nos movemos nas cidades. Quando você efetua suas compras por meio dos links disponíveis em nosso site, podemos receber uma comissão de afiliado, sem que isso acarrete nenhum custo adicional para você.

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